Notícias

Ousadia e uma trajetória de sucesso

Publicado dia 26/10/2016

Na década de 80, quando o Engenheiro Eliezer Batista ainda era o Presidente da CVRD, nascia um sonho: utilizar a estrutura da Mina de Piçarrão da CVRD, em Nova Era, que seria desativada, para construir uma nova empresa. O Sr. Eliezer, nascido em Nova Era e com grande influência no Brasil e também no Japão, idealizou um novo negócio para sua cidade natal. Desta forma , mesmo com a interrupção de extração de minério de ferro no Piçarrão, a cidade seria geradora de empregos e de desenvolvimento.

Articulou a criação de uma  joint venture que passou a ser denominada Eletrovale Indústria e Comércio S.A.. A empresa foi fundada em agosto de 1984, com a participação da Cia Vale do Rio Doce (CVRD), dona de 41% das ações, dos grupos japoneses Kawasaki Steel Corporation e Mitsubishi Corporation, com 20% das ações cada uma, e Metalur Mecânica S.A., com 19% das ações. O início da construção civil ocorreu em setembro de 1985. E sua produção, com aproximadamente 24 mil t/ano de Ferro Silício 75%, começou em outubro de 1986 . Operou inicialmente com dois fornos elétricos de 12MW cada um. Em pouco tempo, passou a investir em reflorestamento próprio para suprimento de carvão vegetal, uma de suas importantes matérias-primas. A Empresa já nasceu com um projeto de duplicar a produção por meio da construção de um terceiro forno elétrico de 21 MW. O que aconteceu em maio de 1992. A produção de Ferro Silício 75% foi destinada quase totalmente para exportação. O empreendimento conjunto foi administrado pela Metalur até 1992.

Em 1992, o quadro societário foi alterado com a saída da Metalur, sendo as suas ações compradas pelos acionistas. Com essa nova composição, a CVRD ficou com a administração da Eletrovale, que passou nessa época a se chamar Nova Era Silicon. Foi uma nova fase para a Empresa: muita capacitação dos gestores, os processos foram aprimorados, a certificação do Sistema de Qualidade foi alcançada em abril de 1996, houve investimento em infraestrutura e tecnologia. A preocupação com a vanguarda da tecnologia de processo de produção a cada dia se fortalecia, possibilitando a oferta de produtos de alta qualidade para os mercados interno e externo. Assim a Nova Era Silicon S.A. (NES) se consolidava como fornecedora de ferro silício de alta qualidade para as melhores siderúrgicas no Japão. A CVRD, que passara a se chamar Vale, durante 14 anos esteve à frente da gestão. Em março de 2006, quando a NES completava 20 anos de sua operação, a Vale comunicou que havia celebrado, com a JFE Steel Corporation (Empresa constituída em 2003 pela fusão de duas maiores empresas siderúrgicas do Japão: a NKK (Nippon Kokan) e a KSC (Kawasaki Steel), um contrato de compra e venda das ações da NES, representando 49% das ações. Então a composição acionária ficou com as duas Empresas japonesas: JFE Steel Corporation – 75,5% das ações – e Mitsubishi Corporation – 24,5% das ações. Em 2009, a JFE comprou as ações da Mitsubishi, se tornando integralmente a dona da Nova Era Silicon.

Assim, a Empresa passava para uma nova fase.

Nos últimos 10 anos, reavaliou os seus processos, fez adequações estruturais importantes, reforçou os seus valores e ampliou as ações de responsabilidade socioambiental. Trabalho, mudança, desafios, superação e desempenho se tornaram palavras-chave para fortalecer a reputação de uma Nova Empresa, agora com influência marcante da cultura japonesa.
Desde 1986, a Empresa veio sendo construída com muito trabalho, vencendo crises e adaptando-se às demandas do mercado. Resistiu ao tempo e tornou-se referência de empresa ética e cidadã, tanto no município de Nova Era quanto na região.

Estamos em outubro de 2016, lá se foram 30 anos de história, de cultura e de influência.

Com um trecho adaptado do livro de 100 anos do Grupo Gerdau, finalizamos esta matéria: “Toda história tem seus segredos guardados na memória de seus protagonistas. Momentos críticos e instantes iluminados, decisões pensadas e escolhas intuitivas que explicam o sucesso. Chegamos aqui para encarar os próximos desafios. Não serão menores e nem maiores que os anteriores. Com certeza serão diferentes e mais imprevisíveis. Mas, em 30 anos, a NES criou uma cultura organizacional e uma identidade empresarial suficientemente fortes para competir numa economia cada vez mais internacionalizada. O passado não avaliza o futuro, o sucesso de ontem não garante o de amanhã. Mas o passado não é um arquivo morto. Ele vive na memória, a lembrar que os verdadeiros desafios são os de todos os dias”.

Parabéns Nova Era Silicon!

NOVA ERA SILICON S/A

2011 ® Copyright Nova Era Silicon S/A
comercial@novaerasilicon.com.br | +55 (31) 2122-5700
Av. do Contorno, 6064 - 4º, 5º e 6º Andares - Funcionários - Belo Horizonte - MG - 30.110-926
Endereço da Fábrica: Mina de Piçarrão, s/n, Zona Rural - Nova Era - MG - 35.920-000